como tudo começou

2017 foi um ano de fins e de inícios. Fecharam-se ciclos que abriram a porta para avançarmos com o CRIAR CORPO CRIAR CIDADE. Começámos a marcar encontros para estreitar distâncias e criar isso mesmo, encontros.

Os seminários de investigação CRIAR CORPO CRIAR CIDADE começaram em Novembro de 2017, numa co-organização entre o projecto Ágora: Encontros entre a Cidade e as Artes: Explorando novas Urbanidades e o c.e.m. – centro em movimento. O projecto Ágora terminou em 2020 mas o CRIAR CORPO CRIAR CIDADE ganhou autonomia para continuar.

A proposta destes seminários é abordar a cidade (espaço, lugar e habitabilidade) na sua relação com o movimento do corpo (sensação, percepção e gesto), privilegiando-se uma matriz de pensamento crítico e uma perspectiva multidisciplinar na relação da arte com a cidade.

Estes momentos têm acontecido mensalmente na casa do c.e.m – centro em movimento, que desde a primeira pergunta sobre esta possibilidade abriu a sua porta e acolheu as inquietações e os possíveis erros.

Têm sido encontros diversos, com pessoas que têm vindo partilhar os seus projectos, o que já fizeram, o que estão a fazer ou o que estão a pensar fazer. São momentos de partilha, de reflexão e de crítica porque os lugares não são neutros e queremos pensar colectivamente outras urbanidades.