a equipa

Ana Estevens

coordenação

Geógrafa. Doutorada em Geografia Humana, investigadora no Centro de Estudos Geográficos. Tem investigado sobre a complexidade das relações sociais que se estabelecem na cidade contemporânea, abordando mais especificamente os conceitos de conflito e de práticas e criação artísticas. Tem escrito vários artigos científicos, capítulos de livros e participado em diversos projectos de investigação, mantendo uma ligação muito estreita entre investigação e sociedade e coordenou o projecto Ágora – Encontros entre a Cidade e as Artes: Explorando novas Urbanidades. É autora do livro «A cidade neoliberal. Conflito e arte em Lisboa e em Barcelona». Nos últimos anos, tem-se dedicado a reflectir sobre o modo de produzir cidade na contemporaneidade, o que a aproximou do trabalho desenvolvido no c.e.m. – centro em movimento e a levou a desenvolver/partilhar ideias de investigação/documentação/criação integrando equipas do Pedras-práticas com pessoas e lugares de Lisboa, desenvolvendo grupos de estudo por dentro da programação regular e colaborando na elaboração das publicações do Pedras.

Sofia Neuparth

coordenação

Sofia Neuparth tem um percurso singular na Arte Contemporânea em Portugal. No final dos anos 80 deu forma a um espaço de investigação artística que sustenta as práticas nos estudos do Corpo, do Movimento e do Comum: o c.e.m-centro em movimento. Professora, investigadora e criadora de danças tem participado em várias conversas e conferências mantendo acesa a reflexão continuada a que se dedica exercitando como viver juntos e como a Arte é uma forma fundamental de Conhecimento. Abrindo a experiência da dança ao encontro com outras formas de conhecimento como a embriologia ou a filosofia emergiram criações como “mmm-um poema físico” (2005), “práticas para ver o invisível e guardar segredo”(2010), “ 1 ou 2 contentamentos comedidos”(2011), ou “Sopro” (2017-com Margarida Agostinho e Bruno de Azevedo). Tem colaborado com as publicações do Pedras desde 2012, “Arte Agora”-2011, co-organizado com Christine Greiner, “Cidade Desassossegada”- 2015, com Monde Diplomatique e Ana Estevens ou “Criar Corpo-Criar Cidade” com o projecto Ágora.  Nas “escritas em estado de dança” destaca  “práticas para ver o invisível e guardar segredo”, 2010, “movimento”2014 e “Criação” 2020, este último com Margarida Agostinho. Ainda em 2020 criou o áudio livro musicado e produzido por Bruno de Azevedo “Histórias de um cabelo”.

Cristina Vilhena

produção

Produtora\performer. Produtora do c.e.m – centro em movimento desde 1999.
Foi telefonista e fez secretariado em empresas de metalomecânica (Compelmada Internacional e Istituto Italiano della Saldatura 1993 -1999) enquanto atuava como performer no Teatro do Mar em Sines, sob a direção de Julieta Aurora Santos. Esta dupla trajetória faz integrar a equipa do c.e.m – centro em movimento desde 1999, onde começou por dirigir a produção da programação regular e dos programas de Investigação artística, Zona Z e FIA – Formação Intensiva Acompanhada. Estabelece as relações nacionais e internacionais e o acompanhamento de estágios profissionais no c.e.m. Produz e acompanha todas as criações de Sofia Neuparth e do c.e.m. Enquanto performer destaca “1 ou 2 contentamentos comedidos”, convite de Sofia Neuparth, Teatro do Bairro, 2011 e “Estratégia infalível para ver se isto resulta” com o coletivo Pátio – Companhia Sem Autor, c.e.m e Musicbox 2014. Faz a direção de produção do Pedras e do Festival Pedras (trabalho com pessoas e lugares na cidade de Lisboa), desde 2005 desenvolvendo uma grande especificidade nas relações de proximidade com a população local. Fez parte da equipa de produção executiva do Festival TODOS – Caminhada de Culturas de 2009 a 2011, sob a direção de Madalena Victorino. Integra as equipas do Pedras, nomeadamente nas práticas com bébés e crianças e junto da população sénior.